Recursos Humanos é o conjunto de colaboradores de uma organização. A base do setor responsável são as funções de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e benefícios aos trabalhadores.
A Gestão de Recursos Humanos é um conjunto de técnicas, habilidades e estratégias utilizadas para proporcionar satisfação aos colaboradores e, ao mesmo tempo, ajudar a empresa a atingir os seus objetivos. Podemos então, entender que os Recursos Humanos de uma empresa são os funcionários, o setor de Recursos Humanos é a área responsável por administrar esses colaboradores, e a Gestão de Recursos Humanos refere-se a uma função estratégica dentro do RH.
São várias as atribuições dos Recursos Humanos, e a cada dia elas têm se tornado mais importantes nas organizações. Ferramentas antes pouco utilizadas, como a pesquisa de clima e a gestão comportamental hoje se veêm fundamentais.
Já se estabeleceu no mercado a verdade de que, sem um RH bem estruturado e alinhado às demais áreas da empresa, os negócios ficam prejudicados, sem a produtividade e agilidade necessárias para manter a competitividade no cenário econômico atual.
• Recrutamento e seleção;
• Definição de cargos e salários;
• Desenvolvimento pessoal e corporativo;
• Gerenciamento de performance;
• Política de benefícios;
• Monitoramento de métricas e estratégias;
• Treinamentos;
• Organização de seus líderes, gerentes e funcionários;
• Definição de responsabilidades de cada cargo;
• Parametrização de políticas e procedimentos internos
• Consultoria de segurança, saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.